Consultoria em Meio Ambiente

 

A Ronda Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente vem disponibilizar mais um serviço em resposta as necessidades de adaptação às legislações brasileiras. Com quinze anos de experiência no mercado, qualificando empresas junto às normas trabalhistas e previdenciárias, e atenta ao mercado que se volta ao correto desempenho ambiental (através do controle dos impactos de suas atividades, produtos e serviços, sobre o meio ambiente), nossa equipe também poderá enquadrá-lo na legislação, cada vez mais exigente, para o desenvolvimento à proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Análises ambientais serão executadas para avaliar como a questão ambiental está sendo trabalhada pela organização. Tais análises fornecerão os subsídios necessários para o desenvolvimento de um programa de gestão que garanta seu correto desempenho ambiental.

Por seu turno, a formação de um sistema de gestão corretamente estruturado possibilita que a empresa realize os procedimentos necessários visando o cumprimento das normas de proteção do meio ambiente.

O SGA – Sistema de Gestão Ambiental - tem por objetivo prover as organizações com os requisitos técnicos e gerenciais necessários na persecução dos seus objetivos legais, ecológicos e socioeconômicos. O sucesso do sistema depende do comprometimento de todos os níveis e funções envolvidos, especialmente da alta administração.

A gestão ambiental abrange uma vasta gama de questões, sendo que a finalidade geral do SGA é equilibrar a proteção ambiental, a prevenção de potenciais aspectos causadores de impactos ambientais, bem como suprir as necessidades sociais e econômicas, não só da empresa, mas, sobretudo, da coletividade. Todos estes requisitos podem ser abordados simultaneamente e/ou reapreciados a qualquer momento.

O SGA estimula a organização a considerar a implantação das melhores técnicas disponíveis, apropriadas e economicamente viáveis em relação ao custo-benefício econômico e ambiental de suas operações.

A partir de uma análise metodológica, vários níveis de ação serão adotados, num ciclo constante de planejamento, ação, checagem, ajuste. Para tanto podemos descrever, sucintamente, os níveis de ação adotados:

1 ) fase de planejamento – onde se estabelece os objetivos e processos necessários para atingir os resultados em concordância com a política ambiental da organização;

2 ) execução – tempo de implantação;

3 ) verificação – monitoramento da política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais e relatar resultados;

4 ) agir – ajustes e melhorias do SGA.

A complexidade dos níveis de gerenciamento/implantação do sistema irá depender de alguns fatores, tais como: o escopo do sistema, o porte da organização e a natureza das atividades, produtos e serviços.

Entre em contato conosco para uma avaliação prévia.


 

Ultimas Notícias
_____________________________________________________________________________________

Implantação do SGA - Sistema de Gestão Ambiental

News image

Para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, em uma indústria, o primeiro passo é o mapeamento dos processos da mesma, com o objetivo de iden...

Leia mais

Saiba porque cigarro e meio ambiente não combinam

Uma produção de 300 cigarros equivale a uma árvore queimada, ou seja, considerando o consumo de um maço por dia, temos uma árvore a menos a cada 15 d...

Leia mais